- Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP e Chefe da Disciplina de Telemedicina.
- Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde – ABTMS/CBTMS (07/2022 a 07/2024).
- Professor Associado da USP com Doutorado em Informática Médica e Livre Docência em Telemedicina pela FMUSP.
- Líder do Grupo de Pesquisa USP em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada (CNPq/MCTI).
- Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e da Comissão de Avaliação da Resolução de Telemedicina 2.227/18 do Conselho Federal de Medicina
- Médico Nível III do HCFMUSP e Vice Chefe do Laboratório de Investigação Médica em Informática Médica (LIM 01) do HC-FMUSP.
- Idealizador e coordenador do Projeto Homem Virtual (Computação Gráfica e Impressora 3D para ensino eficiente morfofuncional do corpo humano, desde 2003.
- Idealizador e coordenador do Projeto Jovem Doutor na FMUSP (Saúde nas Escolas e Comunidades) desde 2007.
- Foi coordenador no Núcleo Estadual São Paulo do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (2007 – 2013).
- Foi membro fundador (2002) e Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms 2006 – 2013), atual ABTms.
- Foi Coordenador dos Projetos Pró-Inovalab (Laboratórios de Inovação para Graduação) FMUSP, da Pró-Reitoria de Graduação da USP (2011 – 2015).
- Foi Coordenador do Projeto Tecnologias Educacionais Interativas do Edital 24 do CAPES/SGTES (2010-2016).
- Foi Responsável Executivo do Projeto de Telemedicina “Estação Digital Médica – Estratégia de Implementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil”, do Programa Institutos do Milênio, CNPq/MCTI (2005 – 2008).
Trabalhos Relevantes Anteriores em Telemedicina
Atividades Associativas
- Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo de dezembro de 1997 a junho de 2001.
- Sócio Fundador do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) em 2002.
- Presidente do CBTms no período de 2006 a 2013.
Coordenações de Projetos
- Pesquisador e Responsável Executivo do Projeto de Telemedicina (Estação Digital Médica – Estratégia de Implementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil) do Programa dos Institutos do Milênio – CNPq/ Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, no período de 2005 a 2008.
- Coordenador do Núcleo Estadual de São Paulo do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, no período de 2007 a 2013.
- Coordenador do Projeto de Pesquisa – “Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização da Educação em Saúde” do Edital 24/2010 (CAPES/MEC E SGTES/MS), no período de 2010 a 2016.
- Coordenador do Projeto Laboratório Digital de Aprendizado Clínico Prático em Saúde (LabDAC) e Biblioteca de Objetos Educacionais Digitais de Aprendizagem, do Programa Pró-Inovalab, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, no período de 2012 a 2015.
- Coordenador do Projeto Laboratório de Aprendizagem de Anatomia Integrada à Clínica (LAAIC), do Programa Pró-Inovalab, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, período de 2012 a 2015.
- Coordenador do Projeto de Informatização do conteúdo educacional da graduação da FMUSP e implantação das Tecnologias Educacionais Interativas, no período de 2013 – 2015.
- Coordenador do Projeto de Laboratório de Mídias Interativas 3D, Modernização do Laboratório de Habilidades e Topografia Estrutural e Humana com Recursos Educacionais Interativos, do Programa Pró-Inovalab, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, aprovado em 02 de agosto de 2013.
- Coordenador e responsável pela implantação do projeto Pró-Inovalab UEA (2014 – 2017).
Participação em Comissões
- Membro da Comissão Permanente de Telessaúde do Ministério da Saúde no período no biênio 2006 – 2007.
- Membro do Comitê Executivo de Telessaúde do Ministério da Saúde, no biênio 2006 – 2007.
- Membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina – RNP / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação no período de 2006 a 2016.
- Coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, conforme portaria do Diretor Clínico, de 15-5-2007, publicado no DOE de São Paulo, Seção I, página 41, no período de 2007 a 2011.
- Coordenador do Grupo de Trabalho para Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais Interativas para o Curso de Graduação. Instituído por meio da portaria conjunta nº 2029, do Vice-Diretor, no exercício da Diretoria da Faculdade de Medicina e do Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, em 11 de março de 2011.
- Coordenador de Inovações e Tecnologia de Informação (TI) da Faculdade de Medicina da USP, portaria No 2100 de 24 de julho de 2012.
- Membro do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, no período de 2010 a 2014.
- Membro do Comitê Técnico da Agenda Tecnológica Setorial (ATS) de Telemedicina, no período de Fev/2014 a Jun/2015, atuando como especialista no grupo que elaborou a lista das tecnologias emergentes. ATS é uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), executado por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
- Membro do Conselho Científico da Academia de Medicina de São Paulo no biênio 1999 / 2000.
- Membro da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo, em 18 de março de 2008, segundo a portaria número 317.
- Membro Consultor da Coordenadoria de Pesquisas – Ciências e Tecnologia da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil – portaria 111/08/PR.
- Colaborador Científico da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses, portaria nº 277/10/PR, em 28 de outubro de 2010
Prêmios e Homenagens
- Prêmio Hospitalar 2007 – Personalidade do Ano na Área da Saúde. Prêmio dedicado a homenagear o profissional de maior destaque em ações, serviços ou desenvolvimento tecnológico em prol da melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população brasileiro e/ou mundial.
- Moção de Aplausos e Congratulações (Moção No 174/07) da Câmara Municipal de Tatuí, Câmara Municipal de Tatuí, 2007.
- Premiação pela orientação da 2ª colocação no XXIII Prêmio Jovem Cientista, em 2008, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, com o trabalho intitulado “Rede de colaboração de estudantes com uso de teleducação interativa para promover melhoria da qualidade de vida: é a universidade mais próxima das comunidades, desenvolvendo ação de cidadania, qualidade de vida e conscientização em relação ao meio ambiente”.
- Premiação em 1º lugar no IV Prêmio Saúde, da Editora Abril, na categoria Saúde e Prevenção, pelo trabalho Educação e promoção em saúde por meio do uso de tecnologia e ação de estudantes em suas comunidades, em 24 de novembro de 2009.
- Moção de Aplausos e Congratulações – Projeto Jovem Doutor (196/09), Câmara Municipal de Tatuí – São Paulo.
- Premiação em 1º lugar, na 52ª Edição do Prêmio Jabuti, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde, com o livro Clínica Médica, focado na experiência médica conjunta de médicos do HCFMUSP, em 2010.
- Premiação em 1º lugar, na Edição 2010 do Prêmio Doutor Cidadão da Associação Paulista de Medicina, com o Projeto Jovem Doutor e Educação e Cultura em Saúde pelo Espaço Digital de Ciência para promoção de Saúde nas Escolas e Comunidades, em novembro de 2010.
- Premiação de Destaque Especial no V Prêmio Saúde, da Editora Abril, pelo trabalho Educação e cultura em saúde: espaço digital de ciência para promoção de saúde nas escolas, em 29 de novembro de 2010.
- 1º colocação no Prêmio do Autismo e Realidade – Prof. Dr. Marcos Tomanik Mercadante, com o projeto “Capacitação de Profissionais de Saúde do Programa de Estratégia de Saúde da Família sobre Transtornos do Espectro Autista”, em 31 de maio de 2012.
- Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, instituída pela Resolução ABFIP ONU – 001/05, em 31 de agosto de 2012.
- Menção Honrosa – 4o Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, em 2014.
- Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros, Sec. de Estado dos Negócios da Segurança Pública/ Polícia Militar do Estado de SP/Corpo de Bombeiros, em 2014.
- Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas pelo Projeto Jovem Doutor, Câmara de Vereador de Santos, em 2017.
Teses defendidas
Modelo de ambulatório virtual (cyber ambulatório) e tutor eletrônico (cyber tutor) para aplicação na interconsulta médica e educação a distância mediada por tecnologia [.pdf]
Autor: Chao Lung Wen
Livre Docência
São Paulo, 2003
[leia o resumo]
Ambiente computacional de apoio à prática clínica [.htm]
Autor: Chao Lung Wen
Doutorado
São Paulo, 2000
[leia o resumo]
Produções bibliográficas
Relação dos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos
Eventos científicos e congressos
Relação das palestras proferidas em eventos científicos e congressos
Programa Nacional de Telessaúde – Núcleo São Paulo
O Programa Nacional de Telessaúde é uma ação do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como proposta a qualificação das Equipes de Saúde da Família em todo o país. Conheça melhor o Programa.
Projeto Jovem Doutor
O projeto Jovem Doutor é uma ação da universidade junto à comunidade, que tem como objetivo promover desenvolvimento social por meio da educação, saúde, inclusão digital, cultura e preservação do meio ambiente. Conheça melhor o projeto.
Projeto Homem Virtual (objetos de aprendizagem)
O Projeto “Homem Virtual” é um método de comunicação dinâmica e dirigida (CDD), e é a representação gráfica de grande número de informações especializadas, de forma objetiva, agradável, e interativa. Conheça melhor o projeto.
Estação Digital Médica – Estratégia de Implementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil
Projeto do Programa Institutos do Milênio – CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia. Consiste na formação de uma rede constituída por 9 instituições, sendo 8 na área de saúde e uma tem tecnologia, para implantar efetivamente serviços em telemedicina, nas área de assistência, educação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Conheça melhor o projeto.
Autor: Flavia Rossi
Doutorado
São Paulo, 2002
Modelo de teleducação para identificação precoce de lesões potencialmente malignas por público não médico
Autor: Mauro Yoshiaki Enokihara
Doutorado
São Paulo, 2002
Desenvolvimento e sistematização da interconsulta dermatológica a distância
Autor: Hélio Amante Miot
Doutorado
São Paulo, 2005
[leia o resumo]
[acesse a tese em.pdf]
Ambiente de tele-educação e iconografia didática
Autora: Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira
Mestrado
São Paulo, 2005
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Modelo iconográfico de teleducação interativa para asma
Autora: Mariana Torres Borgiani
Doutorado
São Paulo, 2007
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Protocolo de pesquisa multicêntrica integrada à capacitação profissional através da teleducação
Autora: Giceli Rodrigues Chaves Rinaldo
Doutorado
São Paulo, 2007
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Modelo de educação a distância em hanseníase voltado para a rede de detecção de casos e diagnóstico
Autor: Maurício Pedreira Paixão
Doutorado
São Paulo, 2008
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Treinamento de profissionais de educação física para o reconhecimento precoce de doenças osteoarticulares através do uso de teleducação interativa
Autor: Filipe Guimarães Corrêa
Mestrado
São Paulo, 2008
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Teleducação interativa aplicada a um curso de extensão universitária em microbiologia clínica
Autora: Denise Brugnerotti Andreazzi
Doutorado
São Paulo, 2009
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Aplicação de modelo educacional interativo como recurso para orientação e motivação sobre saúde oral em idosos
Autora: Érika Sequeira
Doutorado
São Paulo, 2009
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Gestão dos fatores determinantes para sustentabilidade de centros de telemedicina
Autora: Rosângela Simões Gundim
Doutorado
São Paulo, 2009
[leia o resumo]
[acesse a tese em .pdf]
Todos esses pensamentos foram escritos por Chao Lung Wen e poderão ser utilizados livremente desde que se faça uma referência ao autor. Se alguém quiser participar dessa maratona para escrever pensamentos positivos, mande a sua participação.
***
(Pensamento 01)
A Vida é como uma folha em branco.
As ações são como a caneta,
Cabe a cada compor a sua poesia.
CLW01.2001
***
(Pensamento 02)
A essência de um ser humano
É a sua imaginação e o seu sonho.
Tirar isto dele é o mesmo que retirar o aroma
do perfume.
CLW01.2001
***
(Pensamento 03)
Todos vivem num mundo de sonhos e imaginação,
O que o diferencia entre as pessoas é que
os sonhos de alguns são mais próximos da realidade;
os dos outros são mais secos e de outros são mais gelados.
A virtude de uma pessoa é tornar este sonho
sempre mais terno.
CLW01.2001
***
(Pensamento 04)
O pesadelo e o terror não existem,
O que existe é a nossa disposição em encarar e superar
uma situação.
CLW01.2001
***
(Pensamento 05)
Saber apreciar a vida é como saber apreciar uma sinfonia,
É saber apreciar os seus altos e baixos tons
E ultrapassar a fronteira dos fatos.
CLW01.2001
***
(Pensamento 06)
O melhor que cada um consegue
É sempre aquele que ele desconhece.
Se não procura, também nunca achará.
CLW01.2001
***
(Pensamento 07)
A grande missão do discípulo é superar o mestre,
Senão a humanidade não teria evoluído até hoje.
CLW01.2001
***
(Pensamento 08)
Encontrar a verdade, em si mesmo, é igual
a cavar um poço.
Por mais que se tente mudar, a sua firmeza é sempre a mesma.
Quanto mais fundo, mais pura é a água e
mais forte ela jorra.
CLW01.2001
***
(Pensamento 09)
A sabedoria são as pedras preciosas que guardamos
durante a caminhada da nossa vida.
Além de procurá-las é preciso aprender a reconhecê-las.
CLW01.2001
***
(Pensamento 10)
A humildade é um comportamento que nos permite
enxergar a nós mesmos e aos outros com a mente livre.
CLW01.2001
***
(Pensamento 11)
Não se pode enxergar o profundo apenas com os olhos.
Com os olhos pode-se apenas ver o superficial.
CLW01.2001
***
(Pensamento 12)
Assim como o mundo tem as quatro estações,
A vida tem as suas fases.
Viver com harmonia é apreciar as belezas de
cada fase na sua fase.
Apreciar o calor no verão e apreciar o frio no inverno,
O inferno das pessoas vem da inversão dos pensamentos,
não dos fatos ou da realidade.
CLW01.2001
***
(Pensamento 13)
Não se pode rejeitar a tristeza, assim como não se
pode rejeitar a sombra.
A grande beleza de uma paisagem
vem do contraste entre a luz e a sombra.
CLW01.2001
***
(Pensamento 14)
A tristeza é, em muitos momentos, uma pausa
para rever a si próprio.
Cabe a cada um reconhecer a oportunidade.
Muitas vezes, uma terra adubada é aquela escurecida,
mas também é a mais rica.
Às vezes a vida nos tira tudo,
para erguermos ainda mais fortes.
Será que cada um é capaz de reconhecer?
CLW01.2001
***
(Pensamento 15)
A tristeza construtiva é aquela que se manifesta com um
sorriso sincero nos lábios.
De um lado faz você enxergar o que não enxergava
e de outro, faz brotar uma energia de esperança criadora.
A tristeza destrutiva é aquela que cultiva as
lamentações e que leva apenas a deterioração negra.
Apesar da grande riqueza, a semente não sabe brotar.
CLW01.2001
***
(Pensamento 16)
A grandeza de uma montanha está na sua base.
Um verdadeiro líder é aquele que reconhece que
ele e a sua base são uma unidade,
e a respeite como a si mesmo.
CLW01.2001
***
(Pensamento 17)
O que é vida?
A vida é o oceano
A tristeza e a felicidade são os ventos
Os pensamentos são as pontas das montanhas, que se
erguem como ilhas
A vida de uma pessoa é o seu veleiro.
Uma pessoa em harmonia
É aquela que sabe usar os ventos
como força para se impulsionar,
usar as ilhas para o seu descanso na sua jornada,
apreciar o balanço das ondas, como elas devem ser,
E ao final da jornada,
abrir um sorriso e dizer: a viagem valeu!
Uma pessoa em desarmonia
É aquela que sempre transforma os ventos numa tempestade,
Que ignora as ilhas, e as vêem como
obstáculos as suas jornadas,
Que acha que as ondas só podem estar no topo,
Que no fim da jornada apenas conta quantas vezes as ondas
desceram e quantas vezes o barco virou.
CLW01.2001
***
(Pensamento 18)
Os valores mudam muito.
Nem sempre o que a humanidade acha valioso, ele o seja
Os valores, em muitas ocasiões, dependem do momento e do local.
Muito mais valioso é um pote de água fresca num
Deserto árido do que um pote de ouro.
O ouro pouco valor terá, se não tiverem outros
para dizerem que ele é valioso.
Nem sempre o que é abundante deixa de ser valioso.
CLW01.2001
***
(Pensamento 19)
As religiões são como ilhas num grande oceano,
São pontos de descanso.
Aqueles que procuram forças nelas, não buscam usar
as palavras para justificar as suas atitudes,
Mas buscam na essência do pensamento
gerar a força correta.
A religião acima de tudo não busca criar ovelhas,
Mas busca ser a inspiração para o que há de harmonia
dentro de cada um.
É uma lanterna no meio da escuridão.
Ela te ajuda, te orienta,
Mas o senhor da jornada é você mesmo.
CLW01.2001
***