Chao Lung Wen - Telemedicina e Telessaúde Brasileiras

Aplicação de modelo educacional interativo como recurso para orientação e motivação sobre saúde oral em idosos

Autora: Érika Sequeira
Doutorado
São Paulo, 2009

Resumo

É expressiva a quantidade de idosos brasileiros que usam ou necessitam de próteses totais dentárias e que não possuem orientações mínimas sobre higienização das próteses e saúde oral. É preciso planejar e desenvolver novos materiais educacionais, que busquem, por meio da interatividade, promover um efetivo aprendizado e mudança comportamental. Mudanças comportamentais não dependem apenas da disponibilização da informação, é preciso construir um processo que favoreça essa mudança. Por isso, foi criado um modelo de saúde oral específico que reúna recursos de multimeios em comunicação para promover aprendizado e motivação para melhoria da saúde oral e manutenção de próteses totais dentárias. Nessa pesquisa, para explicar os aspectos fundamentais da higienização, houve o desenvolvimento e a integração de material impresso de reforço, vídeo educacional motivacional, objetos de aprendizagem (sequências de computação gráfica em três dimensões – Projeto Homem Virtual) e ambiente de aprendizagem interativo. O ambiente de teleducação utilizado foi o Cybertutor, desenvolvido pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e hospedado no site www.telessaudesp.org.br, que fez parte da estratégia para instrução dos multiplicadores e formação de uma rede de colaboração de aprendizagem. Este modelo, aplicado na cidade de Tatuí (SP-Brasil), com acompanhamento durante 06 meses, treinou pessoas da comunidade (multiplicadores) para que ensinassem aos idosos sobre assuntos relacionados à saúde oral. Como resultado, os multiplicadores mudaram algum comportamento em relação ao cuidado com a saúde oral, ensinaram o que aprenderam e realizaram atividades em suas comunidades. Em relação aos idosos, relataram ter aprendido algo novo relacionado à saúde oral, ter melhorado a higiene oral e da prótese total dentária e ensinaram o que aprenderam para mais alguma pessoa, tornando-se igualmente multiplicadores. Multiplicadores e idosos participantes mudaram suas opiniões e melhoram seus conhecimentos sobre saúde oral. A perspectiva é a utilização deste modelo em rede de telessaúde em atenção primária e em atividades que utilizem teleducação interativa para difundir conhecimentos.

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