Estação Digital Médica – Estratégia de Implementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil
Projeto do Programa Institutos do Milênio- CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia.
Nov/2005 a Nov/2008
É um projeto que consiste na formação de uma rede constituído por 9 instituições, sendo 8 na área de saúde e uma em tecnologia, para implantar efetivamente serviços em telemedicina, nas áreas de assistência, educação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. As ações envolverão a criação de uma rede de transmissão rápida baseada em videoconferência, e a expansão da teleassistência e teleducação através de ambulatórios e ambientes educacionais baseadas na Internet (telemedicina de baixo custo). Para viabilizar a telemedicina de baixo custo, serão desenvolvidos softwares de segurança digital e ferramentas de transmissão de informações digitais de forma fracionadas, visando a atender regiões com bandas instáveis de rede de telecomunicação. A disponibilização de serviços envolverá a organização e realização de estágios rurais multiprofissionais (atendimentos a populações carentes) com uso de telemedicina pelos alunos, estruturação de 30 programas de atualização profissional continuado com características de re-certificação de título, criação de datacenter educacional para inserção de material educacional compartilhado e implementação de teleassistência em unidades básicas de saúde.
O projeto contempla ainda a criação de um teleporto para promoção de eventos multicêntricos por videoconferência e interligação das diversas redes de telecomunicação existente no país, criação de unidades de apoio aos docentes no desenvolvimento de materiais educacionais nas instituições do grupo de pesquisa, criação de um núcleo de sistematização de propedêutica em telemedicina, organização e realização de cursos de capacitação de telemedicina, criação de um centro para desenvolvimento de materiais educacionais em multimeios, entre outros.
Neste projeto serão contempladas também as áreas de odontologia, fonoaudiologia e enfermagem.
Com a finalidade de aumentar e eficiência da teleducação e otimizar a prevenção de doenças será utilizado o Homem Virtual para preparar programas de orientação às doenças de relevância nacional.
Saiba mais em: www.edm.org.br