Gestão dos fatores determinantes para sustentabilidade de centros de telemedicina
Doutorado
São Paulo, 2009
Resumo
Este estudo trata do desenvolvimento e aplicação de um instrumento de gestão dos fatores indicadores de sustentabilidade de centros de telemedicina e telessaúde. Com base em referencial teórico da administração e na experiência profissional da pesquisadora foram elencadas inicialmente 36 perguntas, categorizadas em 7 áreas de domínio, para avaliação de concordância com 04 pessoas com experiência em telemedicina. As categorias de domínio foram: Institucional, Relacional, Funcional, Econômico-Financeira, Renovação, Técnica-Científica e Bem-Estar Social, que compuseram o roteiro semiestruturado para entrevistas qualitativas individuais de avaliação de desempenho com 10 centros de telemedicina e telessaúde brasileiros, originários das regiões sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste. As entrevistas foram realizadas em dois momentos distintos, com um intervalo de tempo em torno de 12 meses. Em ambos os momentos foi aplicado o mesmo roteiro aos mesmos entrevistados com o ano de 2007 como períodos de referência de avaliação. As respostas das perguntas de cada centro foram convertidas em valores numéricos. Depois foram apresentados graficamente em forma de um polígono, que tinham morfologia e área própria. Não foi possível comparar os polígonos de um centro com outro. Foi feita a avaliação das diferenças das pontuações das categorias de perguntas entre as 2 entrevistas. Verificou-se que as pontuações nas avaliações feitas na 2ª entrevista foram menores que as da primeira. A esta diferença, foi denominada de ‘fator de ajuste’, e foi associado como decorrente da experiência e maturidade adquiridas pelos entrevistados ao longo do tempo. O instrumento foi aplicado para avaliar retrospectivamente a evolução de um centro ao longo de 10 anos de atividades, em cortes bianuais de 1998 a 2008. Essa aplicação do instrumento gerou morfologias e áreas de ocupação do polígono com coerência evolutiva dos traçados. Para completar o monitoramento deste centro foram levantados os acontecimentos relevantes de cada período, o que mostrou a existência de sincronia dos fatos com os indicadores numéricos. Esse procedimento possibilitou verificar que o instrumento desenvolvido foi útil quando aplicado numa mesma instituição ao longo de um período de tempo. O trabalho mostrou que foi possível criar um instrumento que representasse graficamente as 7 categorias de sustentabilidade, e que quando utilizado numa mesma instituição ao longo do tempo, permitiu acompanhar o processo de gestão, principalmente quando complementados com fatos relevantes. Quando utilizado para avaliar o momento atual, foi mostrado a necessidade de uma contra-checagem num período posterior, para evitar falhas de avaliação (fator de ajuste). Quando aplicado com sistemática para levantamento e identificação das características específicas do CTMS, este instrumento pode ser utilizado para fins de desenvolvimento organizacional dos CTMS.