Chao Lung Wen - Telemedicina e Telessaúde Brasileiras

Currículo

Principais atividades

  • Livre Docente, Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Líder do Grupo de Pesquisa USP de Telemedicina, Tecnologias Educacionais Interativas e eHealth no diretório de pesquisa do CNPq/MCTIC.
  • Orientador de Mestrado e Doutorado pelos Programas de Pós-Graduação da Patologia e Fisiopatologia Experimental do Departamento de Patologia da FMUSP.
  • Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina.
  • Responsável e Coordenador do Projeto Homem Virtual (desde 2003): Propedêutica Morfofuncional com uso de computação gráfica dinâmica 3D e impressora 3D; Realidade Virtual, Aumentada e Imersiva.
  • Responsável e Coordenador do Programa Jovem Doutor Redes – Educação Criativa e Vivencial para promoção de Saúde nas Escolas e melhoria da qualidade do Ensino Básico.
  • Coordenador dos Projetos Pró-Inovalab FMUSP (Laboratórios de Inovação para Graduação) da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
  • Laboratório Digital para Aprendizagem Clínico Prático em Saúde (LabDAC) e Laboratório de Mídias Interativas 3D.
  • Coordenador do projeto de modernização do laboratório de habilidades e topografia estrutural e humana com recursos educacionais interativos – Renovalab USP (2013) – Pró-Reitoria de Graduação da USP.
  • Coordenador do Projeto de Tecnologias Educacionais Interativas para Potencialização da Educação em Saúde (Pró-Ensino – CAPES/MEC e SGTES/MS) – 2010/2016.
  • Membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina, ligada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RUTE/RNP).
  • Foi Membro Fundador do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms – Nov/2002).
  • Foi Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaude (CBTms – 2006 a 2013).
  • Foi Coordenador do Núcleo Estadual de São Paulo do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (2007 a 2013).

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atualmente é Professor Associado da USP. Fez doutorado em 2000 com a Tese Ambiente Computacional de Apoio à Prática Clínica, e a primeira Livre-Docência em Telemedicina na Faculdade de Medicina da USP, em setembro de 2003, com a tese “Modelo de ambulatório virtual (Cyberambulatório) e tutor eletrônico (Cybertutor) para aplicação na interconsulta médica e educação a distância mediada por tecnologia”, que abordou estratégias para viabilizar a segunda opinião educacional médica a distância utilizando tecnologias de ponta (videoconferência) e de larga abrangência (Internet); e modelos educacionais mistos, integrando a videoconferência com o sistema de educação baseado em tutor eletrônico e com objetos de aprendizagem (Projeto Homem Virtual). É atualmente o chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP; Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms); Membro da Comissão Permanente de Telessaúde e do Comitê Executivo de Telessaúde do Ministério da Saúde; e Coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HC-FMUSP. É orientador dos programas de pós-graduação da Patologia e Fisiopatologia da Faculdade de Medicina da USP, tendo já orientado 9 doutores e 2 mestres e co-orientado 1 doutor da UNIFESP. Foi o responsável executivo pela implantação do Projeto de Telemedicina do Programa Institutos do Milênio, CNPq/MCT, e é coordenador do Núcleo São Paulo do Projeto de Telemedicina e Telemática em Apoio à Atenção Primária do Ministério da Saúde. Desenvolveu diversos trabalhos, tais como a criação do Pólo de Telemedicina da Amazônia e a criação e coordenação do Centro de Inovação e Pesquisa em Solução de Telemedicina e Telessaúde. Foi responsável pela estruturação da Rede de Educação e Pesquisa do HC-FMUSP (rede de telemedicina baseada em fibra óptica, que interliga todas as unidades do Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP) e pela construção de uma estrutura tecnológica de vídeo streaming e de servidores de webconferência, entre outros.

Em 2007, foi responsável pela concepção e implantação do Projeto Jovem Doutor, programa que promove o desenvolvimento social das comunidades carentes por meio do envolvimento de universitários com estudantes do ensino médio para promover qualidade de vida, prevenção de doenças e atividades em atenção primária. O projeto foi implantado na cidade de Tatuí (São Paulo), em dois bairros carentes do município de São Paulo, em Bauru (São Paulo), em Manaus (Amazonas), em Parintins (Amazonas) e em Maceió (Alagoas). Recebeu premiação do Concurso Jovem Cientista (promovido pelo CNPq/MCT, com o apoio da Fundação Gerdau – 2008), Venceu o Concurso Vida é Saúde, da Editora Abril (2009) e recebeu 2 menções honrosas da Câmara de vereadores da cidade de Tatuí.

É coordenador da unidade HC-FMUSP da Rede Universitária de Telemedicina (RUTe/RNP/MCT).

Tem mais de 10 trabalhos publicados sobre Telemedicina, 20 trabalhos apresentados em congressos internacionais e 30 em congressos nacionais. Proferiu mais de 150 palestras e ministrou cursos de treinamento em Telemedicina e Telessaúde.

Escreveu capítulos de livros sobre Telemedicina e foi um dos 6 editores da coleção Clinica Médica, do HC-FMUSP, conjunto de livros sobre medicina interna, com mais de 6.000 páginas. Foi responsável pelos capítulos de conhecimento interativo da obra, que possuem materiais sobre Telemedicina e Telessaúde, Homem Virtual, treinamento de raciocínio investigativo baseado em discussões anatomopatológicas de autópsia e áudios educacionais.

É o responsável pela criação do Projeto Homem Virtual em 2003, que utiliza recursos de computação gráfica 3D para criar sequências dinâmicas de vídeo e ensinar temas complexos da saúde de uma forma simples e objetiva. Este projeto teve início em 2003 e vem desenvolvendo trabalhos de forma ininterrupta. Atualmente a Disciplina de Telemedicina conta com um acervo estimado em 75.000 horas técnicas de trabalho, distribuídas em mais de 100 temas. O projeto Homem Virtual é utilizado para fins de educação em faculdades, em reportagens sobre saúde de emissoras de televisão, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e em sites, entre outros.

Com a expansão dos trabalhos, o Projeto Homem Virtual é utilizado atualmente com propósitos de difusão cultural em museus e nas escolas públicas.