Chao Lung Wen - Telemedicina e Telessaúde Brasileiras

No dia 05/09/2025, o Jovem Doutor foi reconhecido com o Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica, na categoria Prevenção e Promoção da Saúde, pela criação de soluções pioneiras em Telessaúde, como a Estação de Telessaúde de Bem-Estar, o uso de computação e impressão 3D e uma plataforma educacional interativa.

Idealizado em 2007 pelo Prof. Chao Lung Wen, na FMUSP, dentro do Programa Nacional Telessaúde (Portaria 35/2007), o projeto nasceu com a missão de integrar educação, saúde e meio ambiente para promover desenvolvimento social e reduzir desigualdades.

Em 2015, em parceria com a SEDUC e a SMS de Santos, foi implantado o primeiro programa estruturado do país. Desde então, há 11 anos ininterruptos, mais de 600 jovens por ano vivenciam uma experiência única de cidadania, tornando-se multiplicadores de saúde e conhecimento em suas famílias, escolas e comunidades.

Em agosto de 2025, o programa iniciou sua expansão para o Parque Tecnológico de Santos, fortalecendo o empreendedorismo e a inovação com impacto social. Novas frentes estão sendo estruturadas, como Espaço de Ciência em Saúde, ações de intergeracionalidade, Telessaúde de Bem-Estar 60+, ampliando o alcance da saúde digital para diferentes segmentos da população.

Com a visão inovadora da FMUSP e as inovações, a iniciativa consolida uma tríade de impacto social:

  1. Sandbox – referência de 10 anos de Telessaúde nas Escolas;
  2. Política pública estruturante – Lei municipal “Santos Jovem Doutor” e Telessaúde Integrada;
  3. Inovação para o SUS – a Estação de Telessaúde, reconhecida também pelo 17º Prêmio CNPq de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS.

Jovem Doutor torna-se uma referência em prevenção, promoção da saúde e impacto social, mostrando que a Saúde Digital é uma estratégia transformadora para o Futuro da Saúde.